Como descobrir se alguém usa uma foto sua na internet?

O assunto do post de hoje é um dos problemas que mais acontece na internet.  Já vos aconteceu encontrarem uma conta no facebook com fotos vossas? Sim? Não? A mim já me aconteceu várias vezes, não no Facebook mas na época em que tinha hi5! Algumas pessoas que me conheciam mandavam-me o link da conta para eu ver e depois de muitas denúncias lá conseguia que cancelássem a página, mas realmente perdi a conta de quantos hi5 com fotos minhas encontrei, com outro nome (claro!). Num deles recordo-me que haviam pessoas nomeadamente rapazes a falar com a suposta pessoa que usava fotos minhas, e pelos comentários vi que a dita rapariga/rapaz falava com essas pessoas por telemovel fazendo-se passar por mim.. Mas isto é um perigo que irá merecer o seu destaque aqui no blog mais para a frente.. Nós que somos bloggers colocamos imensas fotos de reviews aqui na internet, e com isto pode surgir a cópia não autorizada de imagens protegidas pelos nossos direitos autorais sem os devidos créditos. Hoje vão aprender a descobrir se alguém copiou uma fotografia da sua autoria utilizando o Google Imagens.

Aceda ao GOOGLE e procure pelo menu que fica na parte de cima 
do navegador e vá em Imagens. Feito isto, clique no ícone representado 
por uma câmera fotográfica, que fica ao lado direito do teclado.

Se quer ver se há uma cópia de uma foto sua que publicou em no blog, basta copiar o endereço da foto para a caixa do Google. Para fazer isso, aceda à imagem em questão e arraste-a para o campo de URL do buscador. Depois, clique em Pesquisar. Poderá ainda optar por outra forma: baixe uma foto sua ou de alguém que conheça para o seu computador, em vez de colar o URL DA IMAGEM clique em CARREGAR UMA IMAGEM,  procure pela foto que acabou de transferir no seu computador e faça PESQUISAR POR IMAGENS.


Eu andei a ver se encontrava no google imagens, cópias das minhas fotos do facebook, como não encontrei resolvi mostrar aqui no blog o caso do JAMISON KING. É um modelo internacional que viu as suas fotos a serem usadas por alguém de forma ílicita. Uma rapariga fazia-se passar no facebook pelo JAMISON através do uso das suas fotos ( mas com outro nome) para atrair raparigas, com isto arranjou um namoro via online com uma rapariga... Podem ver um pouco do vídeo que coloquei em baixo, a rapariga loira foi a que foi enganada (infelizmente não encontrei outro vídeo). Eu baixei para o computador a foto do perfil do JAMISON e o GOOGLE IMAGENS mostrou-me uma lista com os sites que estão a utilizar imagens semelhantes á que enviei.


 

Espero que este post vos tenha sido útil, também o podem usar para encontrar pessoas, e espero que seja útil também para ver se são enganados(as) por alguém na internet que se faz passar por outra pessoa. O vídeo em cima é do programa "CATFISH" que foi transmitido na MTV, e relata dezenas de histórias de pessoas que são enganadas na internet por outras pessoas que se fazem passar por quem não são! Dêem-lhe um bom uso, quando vi o programa pesquisei logo como é que eles conseguiam encontrar os facebooks falsos, e o resultado foi o GOOGLE IMAGENS.

5 comentários

  1. Por acaso já tinha visto o caso Jamison King, este post é extremamente útil o que não falta é gente mal intencionada e a fazer-se passar por nós =\

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana. Esta dica é muito útil, de facto.

    Para quem usa o browser Google Chrome, pode inclusíve instalar uma extensão que permite pesquisar qualquer imagem clicando no botão direito do rato sobre a imagem e selecionando "Search Google with this image".

    A extensão pode ser instalada neste endereço: https://chrome.google.com/webstore/detail/search-by-image-by-google/dajedkncpodkggklbegccjpmnglmnflm?hl=pt-PT

    ResponderEliminar
  3. Nossa muito legal esse post! é triste mas tem muita gente folgada que acaba copiando posts e até mesmo passando pela blogueiras e enganos seus seguidores! eu não o que dá na cabeça de uma pessoa assim!
    muito legal esse post! :)

    beeijos
    www.aneehalves.com.br

    ResponderEliminar
  4. Eu já tava saindo mas resolvi te parabenizar pela pagina, muito interessante, gostei muito, entrei para saber como se colocava meu perfil do instagram privado e vi que tem varias outras dicas legais. Bjos amiga.

    ResponderEliminar