Gripe ou constipação

Apesar de estar um clima menos propício para apanhar uma gripe ou uma constipação, a verdade é que elas aparecem, não estivesse eu agora doente..
Não apanhei chuva, não andei ao sol, não estive com ninguém na mesma situação, nos últimos dias não me desloquei ao hospital, a única causa que encontro foi ter dormido destapada!
Mas afinal, eu estou gripada ou constipada?
O que distingue gripe de constipação?


A gripe
Como se transmite?
O vírus da gripe transmite-se pelo ar ou pelo contacto com as superfícies contaminadas.

Quais os sintomas?
A gripe provoca febre elevada, arrepios, dores de cabeça, dores musculares, garganta inflamada, nariz entupido, e tosse seca.

Na gripe sem complicações, a doença aguda geralmente resolve-se ao fim de cerca de 5 dias e a maioria dos doentes recupera em 1-2 semanas. Porém, em algumas pessoas, os sintomas de fadiga podem persistir várias semanas.

 A constipação
Como se transmite? 
A transmissão ocorre pelas gotículas de saliva ou expectoração, libertadas pelo doente ao expirar, espirrar ou tossir. As mãos são um dos principais meios de disseminação dos vírus, por serem contaminadas ao assoar.

Quais os sintomas?
 Apesar de afectar o nariz e a garganta, as pessoas constipadas não têm febre nem dores no corpo. Estas são as principais diferenças entre as duas patologias.

A constipação cura-se geralmente em 3-5 dias, com alívio dos sintomas.
 Quando são agravadas por infecções bacterianas, levam mais tempo a curar.


Estou oficialmente, constipada!

2 comentários

  1. e espero que fiques bem rááááápido :D

    ResponderEliminar
  2. Melhoras querida! Eu tou igual... mas deve-se ao tempo (aqui na ilha) não se decidir se chove, se faz sol, se tá frio, se tá calor :/

    Beijinho
    Isa - Tic Tac Living

    ResponderEliminar