Sogra X Nora

Problemas entre sogras e noras não são difíceis de se encontrar por aí. 
Mas o que fazer quando o problema familiar passa dos limites? 
A insatisfação de uma sogra inglesa com os modos grosseiros da noiva do seu filho correu mundo e abriu o debate sobre as regras de etiqueta ao lidar com a mãe do amado.


Carolyn Bourne, a sogra, escreveu um e-mail á nora, Heidi Withers, após uma visita à casa de Bourne, uma fazenda em Devon, na costa oeste da Inglaterra. "Já está na hora de alguém lhe explicar sobre bons modos. Os seus, obviamente, não existem. Sinto pena de você", escreveu. Heidi, por sua vez, não podia deixar a atitude da sogra passar em branco e reenviou o e-mail para algumas amigas que, por sua vez, repassaram o texto.

Uma especialista em casamentos do jornal inglês "Daily Mail" diz que se dar bem com a família do noivo é a primeira coisa que uma noiva - ou mesmo namorada - deve fazer. A sogra pode ser difícil de lidar, o sogro pode irritar mas, como eles são os pais da pessoa se ama, deve-se sempre respeitá-los. Se estiver na casa deles, devemos-nos comportar e fazer as coisas da maneira deles. A colunista aproveita o calor da discussão para lembrar às sogras que os pais não estão no controle de por quem os filhos se apaixonam. 

Ao mesmo tempo, ela aproveita o e-mail e dá dicas de um bom relacionamento entre as duas, baseada no guia "The rules for visiting a mother-in-law", de David Miller, sem título em português. 

As regras que toda garota deve seguir para conquistar a sogra:

- Levar um presente para a sogra se a for visitar. Nada muito extravagante, mas carinhoso: uma garrafa de vinho, um livro do autor favorito ou mesmo flores, são boas opções.

- Não fazer uma longa lista de alimentos que não come. Por outro lado, se determinado alimento faz com que se sinta mal ou cause alergia, ela deve saber.

- Ofereça-se para ajudá-la nas tarefas da casa como colocar a mesa e lavar os pratos. Ela pode negar a oferta, mas, pelo menos, ofereceu.-se.

- Veja a que horas a sua sogra costuma levantar-se e a que horas o café da manhã será servido. Caso contrário, isto pode demonstrar certa falta de respeito da sua parte, especialmente se vocês não têm muita intimidade.

- A menos que ela diga "sinta-se em casa", não se sinta confortável demais. Não abra os armários em busca de comida. Peça á anfitriã primeiro.

- Seja flexível. Se a ogra sugere uma caminhada ou uma visita ao shopping, aceite. É o território dela, deve-se entrar no clima.

- Na manhã da partida, verifique se ela quer que desfaça a cama. Se disser para não se incomodar, forre a cama corretamente. Em seguida, certifique-se de que está tudo da maneira como encontrou no quarto.

- Em casa, escreva um cartão de agradecimento pela hospitalidade. Faça isto no dia seguinte ou, no máximo, dois dias depois do retorno. 

Sem comentários