Mitos e verdades sobre unhas

Anúncio
O blog já tem uma página no facebook (toca a adicionar):


Todas nós temos as nossas crenças sobre o que é melhor para as unhas.
Mas nem sempre as receitas milagrosas fazem bem para elas. 
Hoje venho desvendar algumas crenças que as mulheres
costumam acreditar sobre suas unhas.

CRENÇA
Verniz escuros fortalece e acelera o crescimento das unhas.
RESPOSTA
Mito. Os vernizes escuros não contem nenhuma substância que possa fortalecer a unha. As substâncias encontradas nos vernizes comuns como o formaldeído (tóxico), o tolueno e o benzeno (solventes agressivos) fazem o trabalho contrário. Além de enfraquecerem, são perigosas para as pessoas mais sensíveis nesta área.

CRENÇA
Não se pode tirar o verniz com acetona, pois ela danifica a unha. 
RESPOSTA
Verdade. A acetona é uma substância muito agressiva, que, em contacto com a unha, deixa-a cada vez mais fraca e esbranquiçada. O correcto é usar removedores sem acetona que não agridem e/ou ressecam as unhas.

CRENÇA
Manter as unhas sempre húmidas pode causar doenças.
RESPOSTA
Verdade. A humidade excessiva favorece o surgimento de micoses. O correcto é evitar deixar as mãos húmidas por muito tempo. Quem trabalha expondo frequentemente as mãos e unhas à água deve manter as mãos bem secas após o termino da sua actividade para evitar ataques de fungos e bactérias que levarão a doenças.

CRENÇA
O formato das unhas facilita que as mesmas encravem ou se lasquem com mais facilidade.
RESPOSTA
Verdade. As unhas dos pés, preferencialmente, devem ter o formato quadrado para impedir que elas encravem. O uso de sapatos apertados contribui para o surgimento de unhas encravadas. Já o formato ovalado é ideal para unhas das mãos que são habitualmente fracas e quebradiças. Unhas neste formato "quebram" com menos facilidade.  

CRENÇA
Cortar as unhas ao invés de lixá-las faz com que elas fiquem mais fracas e quebradiças. 
RESPOSTA 
Mito. Cortar ou lixar as unhas não interfere na saúde das mesmas, já que este processo não é feito na sua matriz, mas sim na extremidade da unha, quando ela já passou por toda a sua fase de crescimento.

CRENÇA
Para obter melhor resultado, as unhas devem sempre ser cortadas onde começa a “carne”. 
RESPOSTA
Mito. Esta parte debaixo da unha nada mais é que uma proteção da própria. Cortando rente a ela, a unha pode sofrer alguns danos, como o descolamento. O certo é deixar uma pequena parte da unha para cima, para que esta proteção continue activa. 


CRENÇA
É possível contrair hepatite fazendo as unhas.
RESPOSTA
Verdade. Se no salão que frequenta a sua manicure não toma as prevenções necessárias, a possibilidade de contrair a doença é grande. Além de higienizar o material, é necessário esterilizá-lo de forma correcta. 
O mais eficaz é ter o seu próprio kit de manicure e levá-lo sempre que for fazer as unhas.

CRENÇA
Não se pode tirar a cutícula, o correcto é empurrá-la.
RESPOSTA
Verdade. A cutícula é uma pele que se sobrepõe à unha, agindo como uma proteção natural contra bactérias e fungos. Removendo-a, a unha torna-se suscetível a tais problemas.

CRENÇA
O correto é deixar as unhas sem verniz para que ela possa “respirar”.
RESPOSTA
Mito. As unhas são constituídas por células mortas de queratina, sendo assim, elas não têm necessidade de “respirar”. O que pode ocorrer é o ressecamento e enfraquecimento das unhas em virtude da pintura contínua feita por vernizes convencionais que possuem tolueno, benzeno e formaldeído (agressivos às unhas). Para a saúde das unhas, é sempre bom optar vernizes que não agridam as unhas e são livres destas substâncias tóxicas. Utilizando estes sem agressividade, é possível pintar as unhas todos os dias sem intervalos e sem agressão às mesmas.  

 
 

2 comentários